ESTAÇÃO DE TRATAMENTO ÁGUA DE REUSO "

A água de reuso é a água resultante de processos de reutilização de água (também conhecida como reciclagem de água ou recuperação de água), onde se recupera e trata a água de diversas fontes, dentro de padrões estabelecidos, para ser reutilizada com fins benéficos.

Antes de retornar ao ciclo natural da água, a água de reuso é utilizada mais de uma vez. Se difere do aproveitamento de águas pluviais (água reciclada), o qual caracteriza-se também como um importante instrumento para a gestão dos recursos hídricos, mas que não é considerado água de reuso porque após passar pelo ciclo hidrológico natural, a água da chuva captada terá sua a primeira utilização.

Para o tratamento de efluentes contamos com a Resolução nº 430, de 13 de maio de 2011, a qual classifica os corpos de água, traçando diretrizes ambientais, e também estabelece condições para o lançamento de efluentes.

Geralmente a água de reuso é gerada dentro das Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) ou Estação para Tratamento de Água para Reúso (ETAR), onde são realizadas uma série de procedimentos físico-químicos, tais como floculação, decantação e filtração.

A reutilização da água pode fornecer alternativas aos suprimentos de água existentes e ser usada para aumentar a segurança, sustentabilidade e resiliência da água.